boo-box

06 junho 2009

Luluzinha Teen

luluteen

Depois do sucesso de vendas Turma da Mônica Jovem (coisa que eu não acreditei que ia acontecer), uma nova turminha cresceu: a turma da Luluzinha e do Bolinha – numa versão produzida no Brasil!

A revista Luluzinha Teen chegou às bancas ontem, e já li meu exemplar.

Embora exista uma chamada “em estilo mangá” na capa, a semelhança está apenas no estilo do traço e no uso de retículas (que chega a ser excessivo). Das 96 páginas, 17 são coloridas – o que causa um efeito interessante.

Mas ao contrário da turma da Mônica crescida, Luluzinha e seus amigos tem pouquíssimas semelhanças com as personagens originais. Lulu parece ser a Tina, Glorinha virou uma piriguete fútil, Alvinho um surfista playboy e Aninha uma nerd de cabelo roxo. A mudança de Bolinha foi a mais polêmica: emagreceu e é um garoto popular. Recentente, o quadrinhista Jean Okada havia imaginado uma versão onde Bolão seria uma espécie de João Gordo jovem, o que seria bem mais interessante no meu ponto de vista.

A impressão que dá é as histórias funcionariam como se fosse uma nova turminha de amigos adolescentes. Poderia ser uma “Malhação” em quadrinhos (aliás, a Globo poderia lançar uma revista nesses moldes – creio que iria funcionar).

É interessante a conexão da história com o mundo real (ou seria virtual?) Já é possível seguir Bolinha e seus amigos no Twitter, Lulu tem um blog onde é possível ler uma entrevista que ela fez com a Pitty, e a revista traz uma palavra chave para acessar conteúdo exclusivo na internet.

O título deve agradar ao público para o qual foi direcionado – público que provavelmente nunca leu nada da turminha original. E embora traga uma indicação para maiores de 10 anos na capa, creio que a maior parte dos leitores deve ter uns 13 ou 14 anos.

Luluzinha Teen e Sua Turma está saindo pela Pixel Media – editora cujo último lançamento tinha sido em janeiro. Ela publicava os quadrinhos adultos da DC Comics até o ano passado.

Vale lembrar que a ideia de criar versões jovens de personagens não é uma novidade dos estúdios Maurício de Sousa. Nos anos 90, a Disney criou uma versão adolescente de Huguinho, Zezinho e Luizinho na série Quack Pack, que passava no Disney Club. Nesse século, a série Smallville é sucesso de audiência, com o jovem Superman.

Quais são os próximos personagens que você quer ver como adolescentes? Acho que um Asterix e Obelix jovem seria divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário