boo-box

30 agosto 2009

Revolta do Acaju: eu acredito

A banda de nome esquisito Móveis Coloniais de Acaju atribui seu nome a um evento histórico, a Revolta do Acaju, como pode ser visto no blog dos músicos: 

Explicação da banda

Acontece que o texto, cheio de referências bibliográficas, não passa de uma grande brincadeira, e revista Época apurou que a revolta do Acaju nunca aconteceu!

Link da reportagem da Época

Isso gerou um movimento interessante. Desde ontem, já foram postados diversos vídeos no Youtube com depoimentos de pessoas que acreditam na Revolta do Acaju! Tudo isso ampliado pelas dezenas de mensagens no Twitter.

Lista de vídeos no Youtube

#revoltadoacaju no Twitter

O mais legal disso tudo é que diversos meios de comunicação publicaram por anos a história da Revolta do Acaju. A Época foi um deles, e pediu desculpas pelo erro. Nas reportagens antigas encontradas na internet, a correção já foi feita, incluindo a palavra “fictícia” antes de citarem a Revolta do Acaju.

No texto da revista publicado no último dia 27, percebe-se que os jornalistas ficaram ressentidos com a postura da banda. Eu não. Achei engraçado, e reforça a ideia de que são uma das bandas mais originais dos últimos tempos.

Resta saber se com depoimentos de pessoas que “acreditam” no evento histórico as pessoas serão levadas a acreditar na Revolta do Acaju no futuro. Porque se tem tanta gente falando que ela aconteceu, deve ser verdade mesmo…

Toda a cobertura, no site da banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário