boo-box

17 janeiro 2010

Smallville – 9 anos depois

(ou Smallville – A Primeira Temporada)

SmallvilleHá alguns anos, acompanho as aventuras do homem de aço nos quadrinhos mensalmente. Tenho uma enorme coleção de revistas, livros, DVDs, bonecos, camisetas e até cuecas do Superman. Mas não acompanhava a série de TV Smallville, apenas assistia alguns episódios esporadicamente no SBT.

Criado em 2001, o seriado tem como objetivo apresentar uma releitura da origem do super-herói, seus dias em Pequenópolis, a descoberta dos poderes e seus primeiros romances.

Hoje, na 9ª temporada, não tenho a menor ideia do que está acontecendo na TV, mas resolvi assistir os primeiros episódios.

Obviamente, há muitas diferenças para a história dos quadrinhos. Algumas boas outras não.

Engraçado é que minha personagem preferida da série só existe na TV. Chloe Sullivan é uma colega de Clark, doidinha, repórter e apaixonada pelo herói. E mesmo sabendo que a primeira namorada do Superman será a Lana Lang e no fim das contas seu casamento será com Lois Lane, fiquei torcendo pelo romance dele com Chloe.

Outro ponto interessante é a presença de Lex Luthor, até o momento grande amigo de Clark. Odiado por Jonathan Kent, a impressão que dá é que o chefe da família Kent já sabe que ele um dia irá se tornar o maior vilão do Superman.

O que me incomodou um pouco foi a presença da kryptonita, chamada de pedra de meteoro. A maior parte dos vilões da série recebeu algum superpoder devido a alguma mutação provocada pelo material alienígena, que é o ponto fraco do Superman. Acontece que em Smallville, a kryptonita está espalhada por toda parte, deixando Clark muito vulnerável em determinados momentos. Nos quadrinhos, a pedra é extremamente rara. No entanto, foi uma mudança positiva para o seriado, se não ocorresse boa parte das tramas não seria escrita.

O grande mérito está no fato da série ser interessante pra quem não é familiarizado com a origem do Superman, e trazer diversas referências para os fãs de longa data.

Agora comecei a assistir a segunda temporada. Ainda faltam muitos episódios para alcançar a série na TV. Mas eu sou paciente, eu chego lá.

3 comentários:

  1. as ultimas temporadas (08 e 09) estao cheias de referencias para os fas dos quadrinhos... eles trouxeram redatores das HQs para escrever alguns capitulos! a 09 entao ta repleta de personagens ! e no site oficial (canal CW) ja tem a propaganda do proximo capitulo: mais tres herois e uma referencia a SJA (nao eh a LJA hehe) SPOILER: ele ainda tem medo de voar!

    ResponderExcluir
  2. Cabral, um dos estímulos para que eu começasse a assistir, mesmo que muitos anos atrasado, são os heróis que começaram a aparecer ao longo da série. Arqueiro Verde, Zatanna, a Sociedade da Justiça agora, etc. mas para de me contar o que vai acontecer! hehe

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:58 AM

    O legal é que aderir a uma modinha tão atrasado é, ainda que de forma controversa, cool.

    ResponderExcluir