boo-box

27 setembro 2010

A irresistível Lisztomania

Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix O Phoenix é uma banda francesa que surgiu no fim dos anos 90, mas só recentemente passou a ser conhecida no lado de cá do Oceano Atlântico. Isso graças ao álbum Wolfgang Amadeus Phoenix, puxado pelo hit Lisztomania.

Embora traga referências a Mozart e Liszt, o Phoenix nada tem de música clássica. Na verdade, ele se enquadra nas tendências dançantes do indie rock do século 21.

E agora a canção Lisztomania virou um desses hits do Youtube.

Tudo começou quando o diretor de cinema John Hughes faleceu. Um grupo de americanos montou um clipe dessa música, como homenagem ao diretor, usando imagens do filme “O Clube dos Cinco”.

Ficou divertidíssimo, e o resultado pode ser visto AQUI.

Mas a história começou a ficar interessante quando um grupo de cariocas resolveu refilmar essas cenas e fazer seu próprio vídeo de Lisztomania.

Como o que é bom na internet costuma ser copiado, teve início o fenômeno de Lisztomaniação do mundo. E fãs de diversas partes do mundo passaram a produzir suas versões.

Parte do sucesso desses filmes é pelo motivo das cenas serem muito divertidas. Mas convenhamos: Lisztomania é uma canção irresistível. Não há como ficar parado ao ouví-la.

Surgiram versões do Brooklyn, San Francisco, Filipinas, Winnipeg, Amsterdã, Paris, Londres e não param de surgir novas. Vamos fazer uma?

P.S.: O Phoenix vem ao Brasil em novembro, pra tocar no Planeta Terra. Provavelmente, Lisztomania será uma das canções que mais irá balançar os presentes no festival. O único problema é que a banda terá que dividir minha atenção com o Passion Pit, que toca no mesmo horário.

Um comentário: