boo-box

30 julho 2011

SWU versus FIQ

A rica programação cultural do segundo semestre de 2011 acabou criando um conflito. O SWU Music + Arts Festival, em Paulínia, vai acontecer na mesma época que o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ), ambos aproveitando o feriado de 15 de novembro. Como eu não consigo estar em dois lugares ao mesmo tempo, vou ter que escolher um dos dois.

swu-2011logo-fiq

 

A programação de ambos os festivais ainda não está fechada, mas pelas atrações confirmadas já dá pra ter uma noção do que que vai ter. Montei assim alguns duelos pra me ajudar a concluir em qual evento é mais interessante comparecer.

Black Eyed Peas BEP SHOOT mauricio-de-sousa-bienal2-369

Black Eyed Peas x Maurício de Sousa

São os campeões de popularidade. De um lado, milhões de discos vendidos. De outro, mais de um bilhão de revistas em quadrinhos. Maurício de Sousa ainda leva vantagem por ter um papel importante na educação de uma parcela significativa das crianças brasileiras – inclusive na minha.

Vencedor: Maurício de Sousa

megadeth André Dahmer

Megadeth x André Dahmer

Enquanto o Megadeth tem pose de mau, André Dahmer é responsável pelos Malvados, que são maus de verdade e muito mais divertidos.

Vencedor: André Dahmer

Sonic Youth os-irmaos-gabriel-ba-e-fabio-moon-na-comic-con-2010-1311135905121_300x300

Sonic Youth x Fábio Moon e Gabriel Bá

Com trinta anos de estrada, a banda é um dos símbolos do indie rock, e referência para toda uma geração de artistas. Já os gêmeos quadrinhistas são o símbolo dos quadrinhos independentes no Brasil, e também uma referência para toda uma geração de artistas. Empate? Não. Moon e acabam de ganhar o Eisner, o prêmio mais importante do mundo dos quadirnhos, e estão no auge de suas carreiras. O Sonic Youth ainda produz material relevante, como o ótimo The Eternal, de 2009,  mas sua época de ouro já passou.

Vencedores: Fábio Moon e Gabriel Bá

damian-marley2 laerte_e_rafael_coutinho

Damian Marley x Rafael Coutinho

Damian é filho de Bob Marley, Rafael de Laerte. Ambos saíram da sombra dos pais, e tem brilho próprio. Mas Rafael estará acompanhado pelo seu pai, o genial Laerte, no evento. Aí é covardia.

Vencedor: Rafael Coutinho

miyavi park_sang-sun

Miyavi x Park Sang-sun

Nessa batalha oriental, temos o cantor de J-pop Myiavi contra a quadrinista coreana Park Sang-sun, responsável por Tarot Café. Esse é um tiro no escuro, pois não conheço quase nada de ambos, mas como prefiro ler quadrinhos a escutar um cantor freak de J-pop, concedo a vitória à garota.

Vencedora: Park Sang-sun

R$ 535,50 (SWU) x Entrada gratuita (FIQ)

Sem sombra de dúvidas, é melhor gastar os R$535,50. Não com ingresso, mas com quadrinhos que estarão sendo vendidos no FIQ!

Vencedor: FIQ

Cada um dos eventos ainda conta com dezenas de outros convidados, mas a julgar pelo resultado das disputas, o FIQ tem tudo pra contar com minha presença (que, diga-se de passagem, acompanho desde a primeira edição, de 1999).  A não ser que o SWU surpreenda e divulgue atrações que realmente valham a pena.

3 comentários:

  1. Anônimo2:15 PM

    Que isso, cara! Até eu fiquei com vontade de ir ao FIQ depois dessa análise. Pena que estarei em Iguatama, Franca ou Patos de Minas... queria poder te acompanhar e aprender muito sobre quadrinhos.
    Henrique Bibiano.

    ResponderExcluir
  2. Será que o Laerte vai vir aqui travestido? O cara é um mito!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Agora ele só anda assim.

    ResponderExcluir