boo-box

30 janeiro 2012

Embalagem individual de guardanapo sustentável

O título dessa postagem já começa errado: não vejo como uma embalagem de guardanapo ser sustentável.

Tudo começou numa grande rede de fast food, quando recebi na minha bandeja os guardanapos que eram guardados numa embalagem quer era de plástico mas agora é de papel.

Guardanapos“Mãos e planeta limpos. Embalagem de papel. Sustentável e reciclável.” São os dizeres impressos na embalagem. Mas acho que tá tudo errado.

A pergunta é: realmente é necessário embalar cada par de guardanapos?

Há quem diga que isso é mais higiênico, pois assim os atendentes não entram em contato com o guardanapo, diminuindo as chances de contaminação. Pra mim basta colocar um dispenser de guardanapos e deixar cada um tirar o seu.

Embalar os guardanapos gera mais lixo e, por mais que o material seja reciclável, ainda assim deverá passar por um processo para que volte a ser utilizado. Sem contar que se a comida sujar a embalagem já era: ela passa a ser lixo orgânico.

O que incomoda é criarem uma mensagem teoricamente consciente, quando é possível ir além e fazer muito mais que isso sobre o planeta. Só pra começar: eliminem as embalagens de guardanapos – ninguém precisa delas.

2 comentários:

  1. Anônimo9:43 PM

    Quero ver quem vai reciclar papel empapado de gordura. Mensagem totalmente furada.

    ResponderExcluir
  2. Não é sustentável porque não é reciclado. O fato de ser embalado apesar de gastar com a embalagem acaba sendo econômico... se você deixar um dispenser de guardanapo nas mesas as pessoas acabam abusando usando 5 a 6 guardanapos... sem fazer noção do excesso... tenho uma lanchonete e posso te admitir isso, eles abusam do uso se vc deixar...

    ResponderExcluir