boo-box

09 maio 2012

Ganso na elite do futebol mineiro

Você mora em Minas Gerais mas torce para um time de São Paulo?

É comum moradores do interior de Minas Gerais torcerem para times de São Paulo ou Rio de Janeiro. Não é algo tão absurdo assim. A distância de Araxá para Belo Horizonte, por exemplo, é muito grande para que os torcedores acompanhem o dia-a-dia de seus times no estádio. Se é pra torcer à distância, melhor então torcer para um time de mais popular, cujos jogos passem na TV com uma frequência maior.

Araxá Esporte - Ganso

Mas acontece que a cidade também tem um time, que acaba sendo o segundo clube de todos. O Araxá Esporte tem a simpatia de todo mundo. Por não enfrentar os grandes clubes, é possível também torcer para o Ganso sem prejudicar a paixão por outro clube, afinal o time nunca enfrentará o São Paulo ou o Fluminense. Ou nunca enfrentaria.

Me lembro de ir ao estádio Fausto Alvim quando criança, e correr pela arquibancada acompanhando a bola. E o Araxá Esporte Clube, mesmo sem expressão, fazendo a alegria da população da cidade que, sem outras opções, acabava indo torcer pro Ganso no estádio.

Nos últimos anos, o time oscilou entre a segunda e terceira divisão do campeonato até que o Araxá Esporte Clube sagrou-se campeão do módulo II e garantiu o acesso à elite do futebol mineiro. Foram 22 anos longe da primeira divisão – o que quer dizer que na minha vida inteira, só vi o Ganso jogar na segunda e terceira divisões.

Nas últimas semanas, a cidade viveu o clima de final de campeonato: com o time na primeira posição e com as chances de título crescendo, a expectativa ficou cada vez mais alta. O jogo contra o Ipatinga hoje deve ter sido a maior renda da história do clube.

Naturalmente, é necessário que a base se mantenha, e o time seja competitivo no campeonato do ano que vem. Difícil isso acontecer em times (muito) pequenos, pois qualquer jogador que se destaca acaba sendo vendido para um time de médio porte. Mas espero sinceramente que os patrocinadores continuem apoiando a equipe, o público continue indo ao estádio e que o time prospere.

Agora a torcida começa a pensar longe. Um bom desempenho no campeonato mineiro pode render participações no campeonato brasileiro ou na Copa do Brasil. Talvez o time consiga até ganhar a Libertadores antes do Corinthians.

Normalmente eu sou são-paulino mas atualmente nem ligo para os fracassos do time paulista: o Ganso tem me trazido muito mais alegrias. E hoje estou feliz, pois posso comemorar um título merecido, conquistado após uma grande sequência de jogos e coroado com um gol aos 42 minutos do segunto tempo.

Araxá está em festa, dizem que tem até congestionamentos! Trinta minutos após o término da partida, mais de 60 publicações de amigos apareceram na minha timeline do Facebook. E eu aqui comemorando de longe, doido pra vestir minha camisa e sair pelas ruas da cidade. Parabéns Ganso!

2 comentários:

  1. "É comum moradores do interior de Minas Gerais torcerem para times de São Paulo ou Rio de Janeiro." -> Discordo redondamente.

    "Talvez o time consiga até ganhar a Libertadores antes do Corinthians." --> Concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. HAhahauhauha Raxei aqui .... ganhar a libertadores antes do corinthias...
    estive no estadio e realmente hoje foi uma festa...eu que acabei desanimando de futebol (acaba que comecei a achar uma puta perca de tempo) ... as vezes pq era corinthiano... (vc vai concordar) hahahaha... acabei empolgando com o esporte quando podemos torcer pelo time da nossa cidade...
    Valeu ganso! ;) Título merecido...

    ResponderExcluir