boo-box

28 novembro 2012

Windows 8 Pro é a versão completa do sistema operacional


O Windows 8 foi lançado há alguns dias e, aparentemente, tem vendido bastante. O baixo preço de atualização, se comparado às antigas versões do sistema operacional, pode ter sido um dos fatores mais importantes para o sucesso do produto.

No entanto, há um ponto em que as informações da Microsoft, da imprensa, das lojas e usuários está um pouco desencontrada: no site da Microsoft, a versão à venda é de atualização. Em lojas online como o Submarino e Saraiva, as informações na descrição do produto indicam o mesmo: que é necessário ter uma versão anterior do Windows instalada na máquina.

Queria instalar o novo Windows em um computador rodando o Ubuntu Linux e, aparentemente, as versões á venda não seriam compatíveis com meu computador. Em uma loja Saraiva, no entnato, tive contato com a caixa do produto - que em nenhum momento citava a necessidade de uma versão antiga do Windows. O vendedor me informou que a versão era completa, e não de atualização. Acreditei e comprei.

Fiz a instalação de uma forma old school. Fiz o backup redundante (2 vezes!) de todos os meus arquivos, formatei o HD e inseri o CD no drive para fazer a instalação a partir do zero. Digitei o número serial da minha cópia e correu tudo certo.

Basicamente, a versão que está à venda é a versão completa do Windows 8.

Se valeu a pena? Em dois dias de uso não pra sentir muito. O primeiro resultado interessante é que o sistema ficou muito mais fluido e veloz e - pasmem - gostei do Internet Explorer. E nunca tinha gostado de um Internet Explorer na vida, comecei com o Netscape, migrei pro Mozilla, depois o Firefox até que passei a utilizar o Chrome.

Um ponto negativo é que nunca apanhei tanto de um sistema operacional nas primeiras horas. A mudança da dinâmica de uso é muito radical, mas depois de um esforço inicial a experiência passa a ser agradável. Aparentemente a mudança para o Windows 8 foi positiva.

2 comentários:

  1. Eu tbm apanhei muitooo no inicio, mas estou gostando bastante desse novo sistema operacional

    ResponderExcluir
  2. Instalei hoje no meu note. Gostei muito! Foi difícil nas primeiras horas, mas depois acostumei e está muito bom. Exceto por eu não saber onde ficam os downloads feitos no IE na interface metro, pois não vi gerenciador de downloads!

    ResponderExcluir