Pular para o conteúdo principal

Neymar em quadrinhos

(uma ótima id$ia de Mauricio de Sousa)

Transformar jogadores em personagens de quadrinhos não é novidade para Maurício de Sousa. Ele já fez isso com Pelé, nos anos 70, e mais recentemente com Ronaldinho Gaúcho. A bola da vez é Neymar, cuja revista Neymar Jr. já está à venda nas bancas por R$3,90.

As personagens de Maurício costumam ser definidas por apenas uma duas características marcantes. Com Neymar não é diferente: ele é um garoto talentoso no futebol e só. Nesse caso, foi uma escolha acertada: é melhor que as atitudes do jogador fora do campo não sejam utilizadas como exemplos a serem seguidos pelas crianças. Fiquemos com uma criança alegre e boa de bola,que contracena com seu pai  e sua irmã,  que é o suficiente para que escrevam as histórias.

Neymar é uma criança na HQ, mas um pouco mais velha que as personagens da Turma da Mônica. Mas o estilo  e qualidade das histórias é semelhante. A equipe da Maurício de Sousa Produções é muito competente e sabe escrever para as crianças.

O traço dos (poucos) cenários e das personagens secundárias também segue o mesmo padrão. Apenas Neymar tem um estilo um pouco diferente - e é provavelmente a personagem mais feia já desenhada por Maurício. Mesmo com uma ajuda do lápis, não pra lutar muito contra a natureza mesmo...



Ronaldinho teve uma ajuda no lançamento de sua revista, pois o logo da Turma da Mônica aparece na capa de cada edição, e sua HQ foi inserida no pacote de assinaturas da turminha - sem a opção de não recebê-la. Já Neymar vai ter que se virar sozinho - não há assinaturas nem associações com as personagens mais famosas de Maurício.

Eu subestimei a revista de Ronaldinho. Hoje ela é vendida em mais de 50 países. Mas pra Neymar atintir o mesmo número, ele tem que se tornar no mínimo uma estrela internacional.

Creio que as vendas em um primeiro momento devem se concentrar nos torcedores santistas - embora nenhuma referência ao time seja feita nas histórias. Se Neymar resolver jogar metade do que se espera dele na seleção brasileira, as vendas devem subir.

Neymar Jr. em quadrinhos é mais uma boa opção de revista para as crianças e cumpre bem o objetivo ao qual se propõe. Deve arrebanhar alguns não-leitores que gostam de futebol e ajudar a cumprir o papel que as revistas da turma da Mônica tem na alfabetização das crianças brasileiras. Além disso, vai encher ainda mais o bolso de Neymar e de Maurício de Sousa - o que claramente é o maior objetivo da publicação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As notícias falsas que confundiram o público da Campus Party MG

Tive o prazer de ministrar uma palestra na última edição da Campus Party em MG com o tema "Fake News - Como viver num mundo de mentiras". Em breve, essa palestra estará disponível no YouTube e, assim que tiver o link, compartilho com você.



No início da minha apresentação, mostrei algumas notícias e pedi para o público preencher um questionário avaliando se cada publicação era verdadeira ou falsa. TODAS eram falsas, por mais convincentes que parecessem.

O público da Campus Party é jovem e ligado em tecnologia, o que poderia nos levar à hipótese de que estariam mais antenados e conseguiriam identificar o que realmente aconteceu. Os resultados foram um pouco diferentes.

A primeira notícia falava que o plantão da Globo nos atentados de 11 de setembro interromperam um episódio de Dragon Ball Z. 44% do público estava convencido de que isso era verdade. Esse é um caso curioso, pois é muito comum encontrarmos pessoas que afirmam se lembrar do ocorrido, mas essa é uma espécie de memória…

Pista premium, essa aberração dos shows no Brasil

O cantor inglês Ed Sheeran tocou ontem em Belo Horizonte em uma apresentação cheia de altos e baixos. Um problema que chamou a atenção foi o tamanho da semi-deserta pista premium. A impressão que dava é que nem um terço do espaço dedicado ao pessoal que pagou o dobro do preço estava ocupado. A foto abaixo tirada durante a apresentação do cantor dá um noção do vácuo existente.


A organização foi no mínimo incompetente para dimensionar o espaço. Fica feio e desagradável tanto para o público quanto para o cantor.

Reproduzo a seguir um texto que escrevi em 2014 para o Move That Jukebox onde falo um pouco sobre esse costume indigesto dos promotores de shows no Brasil.

******
O abismo entre a pista comum e a pista premium

A simples existência de uma pista premium em um show é o suficiente para prejudicar (e muito) a experiência de quem não está nela. Acho natural cobrar valores diferentes para lugares diferentes, mas desde que o lugar esteja marcado. É justo que a cadeira da primeira fila ten…

Quanta inovação pode conter um chinelo?

Não, eu não vou falar das Havaianas. A história da fabricante de chinelos brasileira que coloriu seus chinelos (que eram) feiosos e passou a ser um ícone da moda mundial já foi suficientemente explorada como exemplo de inovação no mundo dos negócios.

Eu vou falar é da Florine Chinelos, marca bem menor, mas com um produto interessantíssimo e um potencial de crescimento tremendo. Conheci a história da empresa em uma palestra de Alexandre Robazza, do SEBRAE SP.


Parece bucha de banho, né? Mas na verdade é o mesmo material utilizado para fazer tapetes. Aliás, o chinelo foi criado numa fábrica de tapetes.
Incomodado com as tiras que sobravam na fabricação dos tapetes, o criador do produto Carlos Gasparini, buscava alguma utilidade para os retalhos, até que um dia teve a ideia de fazer um chinelo. Após várias tentativas e com o protótipo em mãos, foi procurar o SEBRAE.
Com o apoio do SEBRAE, patenteou o produto, registrou a marca e começou a produção. Claro que não foi da noite para o dia, h…