boo-box

21 agosto 2013

Quanta inovação pode conter um chinelo?

Não, eu não vou falar das Havaianas. A história da fabricante de chinelos brasileira que coloriu seus chinelos (que eram) feiosos e passou a ser um ícone da moda mundial já foi suficientemente explorada como exemplo de inovação no mundo dos negócios.

Eu vou falar é da Florine Chinelos, marca bem menor, mas com um produto interessantíssimo e um potencial de crescimento tremendo. Conheci a história da empresa em uma palestra de Alexandre Robazza, do SEBRAE SP.


Parece bucha de banho, né? Mas na verdade é o mesmo material utilizado para fazer tapetes. Aliás, o chinelo foi criado numa fábrica de tapetes.

Incomodado com as tiras que sobravam na fabricação dos tapetes, o criador do produto Carlos Gasparini, buscava alguma utilidade para os retalhos, até que um dia teve a ideia de fazer um chinelo. Após várias tentativas e com o protótipo em mãos, foi procurar o SEBRAE.

Com o apoio do SEBRAE, patenteou o produto, registrou a marca e começou a produção. Claro que não foi da noite para o dia, houve um longo período entre o primeiro protótipo até as primeiras vendas.

O primeiro lote de 40 chinelos produzidos foi deixado em consignação em uma loja, que estava um pouco relutante em vendê-los. Rapidamente se esgotaram, e a partir do segundo lote as vendas começaram de verdade.

Mesmo com o produto definido, o espírito empreendedor de Carlos continuou atuante. Nos primeiros pares, o material usado era o mesmo para a parte em contato com o pé e para a sola. Ao notar que a sola não durava tanto, foi atrás do fornecedor buscar um material mais resistente para ser utilizado na sola do chinelo.

E tem mais mais: o chinelo surgiu das sobras de material dos tapetes, certo? Acontece que seu novo produto também deixava sobras. Que tal utilizar esses retalhos para produzir as tiras do chinelo? E assim aconteceu.



A empresa, sediada em Caraguatatuba, vende pela internet, e os preços são bons. O chinelo parece confortável (não usei pra testar) e são legais. Ainda existe um fator "cool" envolvido, pois como pouca gente conhece o produto, você pode desfilar por aí usando um item praticamente exclusivo.

Por último, mas não menos importante: a produção não tem sobras de material e o produto é 100% reciclável. Após usá-lo bastante, é só colocar no lixo destinado aos plásticos onde houver coleta seletiva, que o material será reaproveitado. Talvez até volte aos seus pés!

Quem quiser conhecer mais os produtos, pode visitar o site da empresa no www.florine.com.br

Esse post não é um publieditorial, nem ganhei um centavo para publicá-lo. Apenas achei a história interessante e inspiradora, um exemplo de empreendedorismo, e quis compartilhá-la com vocês.


6 comentários:

  1. Anônimo7:38 PM

    GENIO
    COMPRAMOS ALGUNS PARES DE FLORINE AQUI EM LONDRES POR INTERMEDIO DO FILHO DO CARLOS GASPARINI QUE MORA AQUI. ONDE VAMOS OS INGLESES PERGUNTAM ONDE CONSEGUIMOS OS CHINELOS, ELES DEVERIAM ABRIR UMA LOJA AQUI EM LONDRES...

    ResponderExcluir
  2. Ola bom dia! como faço para poder compra-los para revender..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabrina, entre no site do fabricante http://www.florine.com.br

      Excluir
  3. Anônimo11:56 AM

    SABRINA TEM ESTA MARCA AQUI TAMBEM WWW.SPONJAX.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:02 PM

    ADORO OS CHINELOS DA FLORINE SAO MARAVILHOSOS MAIS TEM UM POREM AGORA O PRAZO DE ENTREGA ELES NUNCA COLOCA NO DIA CERTO O TRABALHA NAO ESTA MAIS PERFEITO COMO ANTES JA ESTA VINDO COM DEFEITO OS CHINELOS E NAO TEM CONSIDERAÇAO PELO CLIENTE Q COMPRA COM ELES TODO SEMANA .SO Q VAI PERDE ESPAÇO NO MERCADO ASSIM ,SO EM SAO PAULO TEM DUAS EMPRESAS Q FABRICAM OS MESMOS CHINELOS FEITO DE CAPACHO E COM PREÇOS ACESSIVEIS PQ A FLORINE AUMENTO MUITO E COM ELES DA PRA COMPRA NO ATACADO ACIMA DE 50 PARES COM PREÇOS OTIMOS .....WWW.SPONJAX.COM.BR

    ResponderExcluir
  5. Por acaso essa marca(www.sponjax.com.br) nao tem a patente (que e exclusiva da florine) e vai ser indiciada judicialmente pela Florine ( ou ja foi).Fica muito facil reduzir precos quando nao se tem os mesmos custos.Comprando os mesmos tipos de chinelos dessa marca vc estara alimentando a pirataria que e CRIME.

    ResponderExcluir