boo-box

24 março 2015

"Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" é o melhor filme da franquia

(e dizer isso, acreditem, pode não soar absurdo).


Recentemente estava listando para meu primo com menos da metade da minha quais os filmes clássicos ele não poderia deixar de ver. Citei as trilogias de Star Wars, Jurassic Park, De Volta Para o Futuro e outros filmes que estão no meu coração.

Quando comentei que ele não poderia deixar de ver a série "Indiana Jones" ouvi um "Já vi os quatro! E o melhor é o da caveira de cristal!".

Engoli seco. Não acho o quarto filme de Indiana Jones não é tão ruim quanto o resto do mundo considerou, mas pra mim ele é absurdamente inferior aos três filmes da trilogia original.

Então lembrei da minha ótima relação com o Episódio I de Star Wars, que me deixou com a sensação de ter visto o melhor filme da vida (como contei aqui). Tudo faz sentido quando pensamos que esses revivals de grandes franquias, por mais que despertem uma sensação de nostalgia, também são feitos para as novas gerações. Por gerações que passaram por experiências diferentes e pensam de outra forma. 

Então quando você assistir os novos filmes dos Caça-Fantasmas, Blade Runner e Alien que estão pra sair nos próximos meses, não se decepcione. É muito difícil que superem a relação com os filmes originais que você cultivou durante anos. E talvez você não seja mais o público alvo...