boo-box

15 junho 2015

Meu Sony Xperia Z1 quase foi inutilizado após a atualização para o Android Lollipop. Consegui salvá-lo, e aqui eu conto como foi.

Atualizações de sistema operacional para smartphones costumam ser perigosas, ao menos para Android e iOS (não tenho experiência o suficiente com Windows Phone para falar algo sobre ele). As atualizações menores, em geral, costumam adicionar recursos e corrigir falhas existentes. O problema é quando as atualizações são muito grandes e o hardware que você tem em mãos pode sentir o baque.

Foi o que aconteceu quando alguns dias atrás a Sony liberou uma atualização para a versão Lollipop do Android para seus aparelhos Xperia Z1. Tenho um tablet Xperia Z2 que já tinha recebido essa atualização que rodou sem problemas, então achei que o smartphone não sofreria com ela. Ledo engano.

Após atualizar o Xperia Z1, ele ficou absurdamente lento, e chegava a levar 4, 5 segundos para abrir um aplicativo leve como o WhatsApp. A primeira impressão que tive foi a de obsolescência programada (o que seria muito pouco inteligente da parte de um fabricante). Tentei desinstalar algumas coisas, limpar a memória, usar aplicativos de otimização e nada. Meu smartphone tinha quase virado um peso de papel.

Comecei a pesquisar um novo telefone pra comprar - o que seria muito triste, afinal há um mês o meu Xperia Z1 me atendia perfeitamente. Até que tentei a última cartada: restaurar as configurações de fábrica.

Fiz o backup do meu celular (nessa hora, serviços como Dropbox e Onedrive e um cartão microSD são seus melhores amigos) e apelei. Em pouco tempo, estava com um smartphone praticamente limpo, e comecei a reconfigurá-lo.

O grande problema foi baixar todos os aplicativos que tinha de volta, pois a quantidade de dados para download era bastante significativa. Mas passou. Também desativei os aplicativo chatos (ou bloatware) que por padrão vem instalados no celular.

O resultado final foi excelente: um celular praticamente novo, com ótimas melhorias por causa do Android Lollipop. O ônus disso tudo foi ter que fazer todo o processo de backup e restauração do telefone.

É claro que o ideal era que a atualização ocorresse limpa, sem problemas e sem a necessidade de zerar o celular. Como a Sony não conseguiu fazer isso, tive que dar meu jeito.

Se você tem um Xperia Z1 e está tendo problemas com a atualização, não desista. Restaure as configurações de fábrica e seu smartphone vai ficar muito melhor do que era antes!