Pular para o conteúdo principal

Para ler antes das eleições: Mafalda

Toda Mafalda

Não quero mudar seu voto, independentemente dos candidatos em que você vai votar.

Na verdade eu posso até querer… Mas o objetivo do texto não é esse.

A dois dias das eleições, o que quero é sugerir uma leitura que pode ajudá-lo a refletir sobre as escolhas que faremos para o nosso país. Trata-se do livro Toda Mafalda, do argentino Quino.

Mafalda é uma personagem de tiras em quadrinhos que foi publicada de 1964 a 1973. Apesar de seus quase 40 anos, é muito atual.

As histórias de Mafalda discutem democracia, capitalismo, e o quanto o “mundo dos adultos” não faz sentido. É como se fosse um Calvin politizado, com uma turma de amigos estranhos como o Charlie Brown.

O que torna Mafalda ainda mais interessante para os brasileiros é o fato da personagem ser argentina. Rivalidades bestas entre países à parte, temos em comum o fato de sermos países em desenvolvimento (desde aquela época).

Por meio dessa identificação com o leitor, é possível que a pequena Mafalda incite reflexões sobre o que realmente importa para o futuro do país. E sobre qual é o papel de cada um nessa história.

Finalmente, ler tirinhas da Mafalda nos jornais é muito mais divertido que acompanhar as manchetes repletas de escândalos e corrupção que preenchem as páginas das publicações. Fica a dica.

Comentários

  1. Anônimo4:41 PM

    Ela é atual igual eu mesma, com meus 40 e poucos anos. rss
    bjooo
    A prima que vc mais gosta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

(Re)instalando o Android 4.1.2 no Samsung Galaxy S3

Atualizado em 18 de maio de 2013 No começo de fevereiro, Samsung Brasil fez a alegria dos proprietários do Galaxy S3 ao liberar mais uma atualização do Android para o aparelho. Conhecida como Premium Suite, a nova versão do firmware tem o Android Jelly Bean 4.1.2 com diversas customizações da fabricante coreana. Acontece que alguns aparelhos passaram a apresentar inúmeros problemas após essa atualização (o meu entrou nessa lista). Procurei em diversos fóruns e sites a solução, e acabei não encontrando. Apenas constatei que eu não era o único que estava angustiado. Entre os problemas apresentados após a atualização, estão: Telefone não carrega a bateria ao plugar na tomada; Aparelho desliga sozinho; Aplicativos travam, forçando o reinício do sistema operacional; Sobreaquecimento; Telefone não recebe dados conectado ao Wi-Fi; Lentidão extrema; Interface TouchWiz sem fluidez; Consumo excessivo de energia. Meu telefone apresentou quase todos esses sintomas. Isso é meio

O que acontece se um vampiro morder um zumbi? E se um zumbi morder um vampiro?

Já parou pra pensar no que acontece quando um vampiro morde um zumbi? Será que o zumbi vira um vampiro? E quando a situação é a inversa? Será que uma mordida de zumbi transforma o ser de dentes pontudos? Tanto vampiros quanto zumbis são seres que podem ser classificados como "mortos-vivos". Isso significa que, apesar deles conseguirem executar certas ações que usualmente apenas os seres vivos são capazes, eles estão mortos. Na prática, se um vampiro morder um zumbi ou vice-versa não acontece nada.  A razão desse efeito (ou da ausência de efeito) é que os zumbis mordem apenas seres vivos. Por esse motivo, eles não mordem outros zumbis, vampiros e múmias, por exemplo. Por outro lado, os vampiros precisam se alimentar de sangue de seres vivos. E, embora os zumbis tenham sangue circulando em suas veias, eles já estão mortos. Assim sendo, se um vampiro cruzar com um zumbi, certamente eles não se atacarão. E mesmo supondo que seja um vampiro doidão que queira m

Coca com gelo e limão

Uma das coisas mais irritantes do mundo é pedir uma coca-cola em um restaurante e eles trazerem um copo com gelo e limão. Eu não sei quem teve a péssima idéia de fazer essa mistura. Eu sei que coca-cola é muito bom, e o limão estraga. E o gelo só mostra a incapacidade do restaurante de manter a bebida suficientemente gelada. O meu sonho é chegar um dia a um bar e pedir: "Quero uma coca-cola" e eles me entregarem o refrigente sem me perguntar "Com gelo e limão?" ou então "Light, Zero ou comum?". Foto por bachian